Outubro Rosa: TJRJ inicia campanha de doação para pessoas em tratamento contra câncer
Cláudia Mendes Soares foi uma das primeiras a participarem da campanha “Outubro Rosa” com doações de cabelos após corte do cabeleireiro no posto de coleta.
Quem passou nesta quarta-feira (23/10) pelo hall dos elevadores na entrada da Lâmina I do Fórum Central do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) teve a oportunidade de contribuir com a campanha “Outubro Rosa”. Para estimular a doação de mechas de cabelo e de lenços para pessoas em tratamento contra o câncer de mama, a Secretaria Geral de Sustentabilidade e Responsabilidade Social (SGSUS) promoveu, das 10h às 18h, uma ação social com um posto de coleta.
A funcionária do Museu da Justiça, Cláudia Mendes Soares, decidiu participar da iniciativa quando soube que a 3ª edição da campanha começava hoje.
“Essa é a primeira vez que contribuo com a doação. O cabelo é algo que diz muito sobre a autoestima da mulher. Então, acredito que doar é um ato de amor e que vai fazer a diferença na vida de quem está as mulheres que acabaram perdendo cabelo durante o processo de quimioterapia”, declarou.
A campanha proporciona cortes de cabelos gratuitos no local para quem deseja participar - além de recolher mechas previamente cortadas, lenços e turbantes. Os donativos serão destinados às instituições filantrópicas para a fabricação de perucas. Servidores, terceirizados do TJRJ e o público em geral que passarem pelo hall dos elevadores na Lâmina I pela entrada da Rua Dom Manuel poderão participar. Foi o caso da funcionária Andréa Lima.
“Estou doando porque já perdi uma amiga para o câncer de mama. Foi uma fase difícil e quero colaborar pela causa. Temos que ser solidárias com outras pessoas para que mantenham a autoestima elevada e não se enfraqueçam perante esse problema de saúde”, disse.
Uma técnica enfermagem realiza aferição de pressão, glicemia capilar, batimentos cardíacos e saturação das pessoas.
O diretor do setor de Sustentabilidade e Responsabilidade Social (SGSUS), Leonardo Rossi, destacou a importância da parceria com a Caixa de Assistência da Advocacia do Rio de Janeiro (Caarj) que teve o objetivo de atingir o máximo de pessoas envolvidas, além de alertar a população para o diagnóstico precoce.
“A intenção é despertar as pessoas sobre a importância do diagnóstico precoce e da prevenção para ter a chance de vencer a doença. Todos podem doar. É necessário ter 18 centímetros de cabelo para fazer as perucas”, acrescentou.
Durante a ação, a técnica de enfermagem da Caarj, Susimere Sanches Rodrigues, estará disponível para realizar aferição de pressão, glicemia capilar, batimentos cardíacos e saturação das pessoas.
“O objetivo é estimular que as pessoas se previnam e evitem desenvolver outras doenças para não ficar com imunidade baixa e não deixar porta de entrada para o câncer “, esclareceu.
O posto de coleta ficará instalado nesta quarta (23/10) e quinta-feira (24/10) das 10h às 18h, no térreo do Fórum Central - Lâmina I, Hall dos elevadores, na Rua Dom Manuel, 37, Centro. Quem participar da iniciativa vai concorrer a um sorteio realizado amanhã no final do evento e poderá ganhar um corte de cabelo especial, hidratação e uma escova a domicílio mediante a agendamento prévio, além de uma cesta com itens variados de uma delicatessen.
SV/MB
Fotos: Brunno Dantas/ TJRJ